sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Noites de Poesia em Vermoim...

Convite-pag2



Sábado, 3 de Novembro 2007

21,30 horas

Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim

Lugar da Igreja 4470-303 Maia

Tema: Despidas, mas sempre belas!


Acompanhamento musical: "Quarteto da Filarmonia de Vermoim"



Apareçam… divulguem… noticiem…



tragam mais um vosso amigo às
Noites de Poesia em Vermoim…



Etiquetas:



domingo, 14 de outubro de 2007

Uma Noite Com... Che Guevara


A Reportagem


Este evento nasceu de um desafio que me lançou Fernando Peixoto há pouco mais de um mês. Desafio esse que aceitei logo e envolvi nele o nosso grupo, Movimentum – Arte e Cultura.


Escolhemos o Flor de Infesta porque sempre nos recebeu de braços abertos e nos tem apoiado e colaborado nas nossas iniciativas.


Apostei numa divulgação personalizada, através dos blogues e dos e-mails dos meus amigos espalhados um pouco por toda a parte. Muitos destes deram a sua colaboração, espalhando a notícia e mantendo nos seus blogues a informação até ao dia do evento.


Embora o amplo anfiteatro do Flor não tivesse esgotado a sua lotação, a moldura humana estava razoavelmente composta. Talvez setenta e tal pessoas, disseram-me…


  


A reportagem, propriamente dita…


Che02


Uma Noite com… Che Guevara” começou com a passagem de música gravada, com dois temas “Hasta siempre” na voz de Soledad Bravo e “Canción del Hombre Nuevo” na voz de Daniel Vigletti, enquanto as pessoas entravam no anfiteatro e se sentavam nos lugares.


Às 21,45 horas as luzes do anfiteatro apagaram-se e foi projectado o vídeo “Che Guevara” (fotos e documentos de Che Guevara) preparado especialmente para esta Noite pela Zia e que recebeu um forte aplauso de todos os presentes.


Maria Mamede cumprimentou os presentes, agradeceu a colaboração dada pelo Flor de Infesta e dos blogues que publicitaram esta iniciativa do Movimetum e apresentou os intervenientes nesta Noite que se foram dirigindo para o palco há medida que foram sendo chamados. Referiu, ainda, que Roberto Merino não podia estar presente por motivos pessoais, delegando na poetisa Sylvia Cohin a leitura dos seus poemas.


Che01


A Poesia e a Música foi-se intercalando nas interpretações de



  • Albino Santos (“El Che” e “Poemas sem título”, de Manuel Alegre),

  • Fernando Peixoto (“Eu sei”, “Contra o Vento e as Marés”, “Quem morre”, de Che Guevara e “A Estrela do Che”, ”Sonhando a Liberdade” de Fernando Peixoto),

  • Maria Mamede (“Guevara”, de Miguel Torga, “Elegia das águas negras…” de Eugénio Andrade e “Nanas del Che” de Luis Pastor),

  • Sylvia Cohin (que leu poemas enviados por Roberto Merino mas que ainda não me chegaram à mão),

  • Carlos Andrade, música e voz, que interpretou, entre outas, “Ya sabes mi paradero” (Garcia Llorca), “Plegaria a un labrador” (Vítor Jara), “Gracias a la vida” (Violeta Parra) e

  • Fernando Fernandes, música e voz, que interpretou, entre outras, “Hombre” e “Unicórnio Azul",de Sylvio Rodriguez, “Una canción necessária”, de Vicente Feliú, “Si el poeta eres tu”, de Pablo Milanez.

Uma Noite com… Che Guevara” terminou com “Hasta siempre, comandante!”, nas vozes de Carlos Andrade e Fernando Fernandes, acompanhados pelo público presente.


 


Até sempre, meus amigos!


José Gomes


Che_fundo



quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Uma noite com...

Che_topo


21,30 - música ambiente
21,45 - vídeo "che guevara"

22,00 - uma noite com... che guevara!

22,15 - momentos de poesia e música


com:

albino santos (poesia)

fernando peixoto (poesia)

maria mamede (poesia)

roberto merino (poesia)

e

carlos andrade (música e voz)

fernando fernandes (música e voz)



A não esquecer

este sábado, 13 de Outubro de 2007

no anfiteatro do

Grupo Dramátio e Musical Flor de Infesta



organização e apresentação

movimentum - arte e cultura


Che_fundo



domingo, 7 de outubro de 2007

Noites de Poesia - 6 de Outubro

Noitespoesia

As “Noites de Poesia em Vermoim” voltaram ao Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim neste primeiro sábado do mês de Outubro, como já vem sendo hábito desde Abril de 1999. Uma noite enevoada, húmida, convidativa a mais um casaco por cima da roupa habitual… é o Outono a lembrar que já chegou!
«Já se malhou a colheita» foi o tema escolhido para esta noite, o qual conseguiu inspirar as musas dos poetas que intervieram.
A sessão foi aberta por José Gomes, com os cumprimentos já habituais nestas ocasiões, justificando ainda as ausências de José Silva e Jaime Gonçalves que, por motivos de força maior, não puderam estar presentes, mas que tiveram o cuidado de enviar um abraço via e-mail “para a tertúlia de Vermoim”.
Maria Mamede iniciou a noite com a leitura do texto poético de Paulo SérgioColhendo trigo na tua alma”.

Seguiram-se outros poemas declamados pelos poetas Maria Mamede, Adérito Morais, Isabel Cruz [Poesia na Net – declamado por José Gomes], Armindo Cardoso, Avelino Fernando, João Diogo [Poesia na Net – declamado por José Gomes], Teresa Gonçalves, Jaime Gonçalves [Poesia na Net – declamado por José Gomes], Ercília Freitas, Helena Maltez [Poesia na Net – declamado por José Gomes] e Albino Santos.

Para a primeira parte foi escolhido o poema de Lena Maltez, declamado por José Gomes:
 



Já se malhou a colheita

Já se malhou a colheita
No brilho de um olhar.

Já as folhas caíram
Na imagem espelhada do Outono.

Já o cheiro ígneo se afastou
E se toldou o movimento do dia,
Já o talento da árvore foi arte
Na estação que veladamente desceu

Já desceu da mão a teia
Que soldou o fruto indefeso.
Já se sentiu o estalar
Da terra que se lavrou e afundou

Já se tocou, já se dançou
E do pavor se fez música
Já se malhou a colheita

E o grito da paisagem ficou!

~Lena Maltez


Sons do Vento (Ivone Delgado e Bruno Pedro) encantaram-nos com suas interpretações de temas de Madredeus, entre outros. De salientar foi a “Desfolhada”, de Ary dos Santos e Simone de Oliveira, na voz da Ivone e do Bruno, acompanhados pelo bater de palmas e o cantarolar dos presentes. Foi pena não termos feito nem fotografias nem um vídeo desta sessão.

No “tema livre” colaboraram os poetas Castilho Dias, Fernanda Garcias, Adérito Morais, Armindo Cardoso, Avelino Nogueira, Lourdes Machado (que rompeu a inibição e leu, pela primeira vez nestas Noites de Poesia, um poema – e muito bem!), Teresa Gonçalves, Ercília Freitas, Maria Mamede, Paulo Sérgio (texto poético lido por Maria Mamede), Albino Santos e Helena Guimarães.

Armindo Cardoso, como vem sendo habitual desde o desaparecimento do poeta José Castro Reis, leu mais um poema de um dos livros deste poeta.

José Gomes, no tema livre, antes de ler os poemas, leu a seguinte mensagem: 
 



«No dia 9 de Outubro próximo, completam-se 40 anos sobre o assassinato de Che Guevara, na Bolívia. Assinalando a efeméride, Movimentum – Arte e Cultura vai levar ao Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta, em S. Mamede Infesta, no dia 13 de Outubro de 2007, às 21,30 horas, um trabalho a que deu o nome “Uma Noite com… Che Guevara”. Participam nesta Sessão Maria Mamede, Albino Santos, Carlos Andrade, Fernando Fernandes, Roberto Merino e Fernando Peixoto. Contamos com a vossa presença e com a vossa ajuda na divulgação desta efeméride».


Seguiu com a leitura do poema de Miguel Torga, “Guevara”, e, como a 16 de Outubro, faz 25 anos que, deixando-nos a sua obra e a sua voz, Adriano Correia de Oliveira partiu para o país dos poetas e cantores, em sua homenagem José Gomes leu ainda “Memória de Adriano” de José Carlos Ary dos Santos, sendo este o poema escolhido para ilustrar a segunda parte de “Noites de Poesia em Vermoim”:



Memória de Adriano

Nas tuas mãos tomaste uma guitarra
Copo de vinho de alegria sã
Sangria de suor e cigarra
Que à noite canta a festa da manhã

Foste sempre o cantar que não se agarra
O que à Terra chamou amante e irmã
Mas também o português que investe e marra
Voz de alaúde e rosto de maçã

O teu coração de ouro veio do Douro
num barco de vindimas de cantigas
tão generoso como a liberdade.

Resta de ti a ilha de um Tesouro
A jóia com as pedras mais antigas.
Não é saudade. não! É amizade.

~José Carlos Ary dos Santos


O tema proposto para a próxima “Noites de Poesia em Vermoim (dia 3 de Novembro, pelas 21h30m) é “Despidas, mas sempre belas”. Cá vos esperamos!



~José Gomes



O Movimentum – Arte e Cultura, com todo o prazer e de braços abertos, dá as boas vindas a todos os visitantes ao seu novo blog. A partir de hoje, encerramos o blog antigo e, de cara lavada e cheios de energia, iniciamos uma fase nova deste grupo cultural. No entanto o blog antigo (http://movimentum.blogs.sapo.pt) será mantido indefinidamente na sua antiga plataforma para todos aqueles que desejem recordar algum artigo.


Como já devem ter reparado, para além de ter um menu no topo da página para ir directamente ao site oficial do Movimentum, o novo blog está dividido em três partes:
– blogando (blog de texto),
– blog ilustrado (fotoblog) e
– blog animado (videoblog).


Esta divisão ajudará a manter a “casa” mais arrumada e com maior acessibilidade para o internauta. Assim, se pretender ver apenas textos (poemas, relatos de actividades do grupo, artigos de investigação, etc.), estes poderão ser encontrados aqui; se pretender ver fotografias (relacionadas com as actividades do grupo ou até mesmo aleatórias) então dirija-se aqui; finalmente, se gostaria de ver vídeos (excertos de actividades do grupo, clips musicais, entre outros) então o local correcto será aqui!


Sem mais nos despedimos por ora, esperando que a nova casa do Movimentum vos agrade!


Até breve.