"Noites de Poesia em Vermoim" de 1 Novembro 08 - A reportagem
Foi a última “Noites de Poesia em Vermoim” no “velho” Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim. Mário Jorge disse que o novo edifício já está pronto, esperando apenas as cerimónias protocolares por parte da Câmara da Maia. Acreditamos que a próxima sessão já será no novo edifício da Junta, na Avenida D. Manuel II (entre o Estádio da Maia e as Bombas de Gasolina da BP). A presença do presidente da Junta, Sr. Aloísio Nogueira, e as dezenas de fotografias que tirou, leva-me a acreditar que desta vez, em Dezembro, estaremos na Junta Nova. Pela Net e pelos convites a enviar, confirmaremos o local da próxima Noite de Poesia.
A Noite de Poesia começou com uma saudação muito especial à Maria de Lourdes e ao João Diogo, nossos habituais colaboradores na Poesia na Net que, recentemente chegados do Brasil, vieram trazer de viva voz a sua poesia e o carinho gravado nos seus corações “(…) embora longe têm estado sempre perto”.
Maria Mamede leu, no âmbito da “Poesia na Net”, os poemas enviados por Maria Paula Raposo, Helena Maltez, Inocêncio Vidal, Margusta e Leonor Costa.
Contrariamente ao que estava anunciado, a colaboração musical esteve a cargo de Ilídio e Nelson, que interpretaram Jazz, em bateria e trompete. Ficou no ouvido “My Way”, “When the Saints Go Marching In” e “Aguarela do Brasil”.
Participaram no Tema (Mares) os poetas: Maria Mamede, José Gomes, Manuela Carneiro, Cesário Costa (que apresentou um trabalho dedicado a Fernando Peixoto “(…) um grande Homem, Poeta, Pensador, Artista. Homem do Teatro, Professor, Amigo”), José Faria, Manuela Miguéns, João Diogo (“Trago dois poemas que foram inspirados nas duas margens do Oceano Atlântico, um escrito no Brasil, antes de partir, o outro em Portugal, quando cheguei…”), Irene Lamolimairie, (embora já nossa conhecida de outras Sessões de Poesia, veio pela primeira vez a Vermoim deliciar-nos com a sua maneira de dizer poesia – pena foi não a termos ouvido cantar!...), Helena Guimarães (Maria Mamede fez a introdução ao lançamento do livro “Caminhos de Jasmim e Rosa-Chá” a ser lançado pela Helena no próximo dia 8 de Novembro – ver “anúncios”), Albino Santos, Teresa Gonçalves e Maria de Lourdes Diogo.
Desta primeira parte escolhi o trabalho de Cesário Costa, dedicado a Fernando Peixoto:
MARÉS
TRAGÉDIA ABSURDA
(Última Encenação de Fernando Peixoto)
1ª CENA
Um vulto!
Mar encapelado,
ondas gigantes
e a mancha negra,
emaranhado de sargaço,
estreitando-o.
2ª CENA
Farol!
Emergência.
Monte da Virgem.
«Cama 23!» - disse a mulher.
3ª CENA
Mar liso e grosso!
Não há ondulação.
Outra maré.
4ª CENA
(Dias depois)
9,10 h
03-10-2008
«O Vulto desapareceu» - informou a filha.
5ª CENA
Silêncio!
Palco escuro.
Desce o pano.
6ª CENA
Estrondosa ovação!
- De pé!
À sétima onda,
Fernando Peixoto,
Na nossa lembrança,
Entrará por aquela porta!
Cesário Costa
Vermoim, 2008-11-01
(Declamado pelo próprio)
O Tema Livre começou com a leitura de um texto de António Castilho Dias, seguindo-se poemas declamados por Manuela Carneiro, Elisabete Carvalho, José Gomes, Irene Lamolimairie, Cesário Costa, Maria de Lourdes Costa, João Diogo, José Faria, Maria Mamede, Teresa Gonçalves, Helena Guimarães e Albino Santos.
Da segunda parte escolhi este trabalho:
A JANELA
Quem talhou esta janela,
quem foi que espreitou por ela?...
quem te botou ao desprezo,
ao abandono?...
Foste casa, foste quinta?
Hoje és muro a cair,
ruína coberta de heras.
Do que foste
resta só esta janela vazia.
Já não há cortina nela,
nem mulher velha ou donzela
que se abeire da janela.
Há um silêncio escondido
no resto daquela casa
onde havia uma janela.
Lourdes Costa
(Declamado pela própria)
Antes de terminar esta Noite de Poesia, foram feitos os seguintes anúncios:
v - Oficina de Teatro de Vermoim – dia 22 Novembro de 2008 – 21,30 h – Fórum da Maia – “Rapsódia Vicentina”;
v - A autora, Helena Guimarães e a Papiro Editora têm o prazer de convidar V. Exa. a estar presente no lançamento promocional do livro “Caminhos de Jasmim e Rosa-Chá”, que terá lugar no dia 8 de Novembro de 2008, pelas 18h00, na Fnac do Norte Shopping.
Contamos com o vosso apoio na divulgação deste evento e, claro, a vossa presença será sempre bem-vinda.
v - Anúncio recebido via email que pedimos para divulgar e aparecer:
Para não esquecer:
Tema da próxima “Noites de Poesia em Vermoim”:
OLHARES
Dia 6 de Dezembro 2008
21,30 horas
José Gomes
Etiquetas: NP Vermoim