segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Reportagem da NPV de 4 Set. 2010




Regressados de férias e com ideias novas, as "Noites de Poesia em Vermoim" apresentaram-se perante um numeroso público que preenchia o amplo Salão Nobre da Junta de Freguesia.

Depois das habituais saudações Maria Mamede fez uma breve resenha sobre a nova rubrica que, a partir desta noite, irá ser presença nestas Noites de Poesia - "15 minutos com...": durante a primeira parte daremos a palavra, durante 15 minutos, a um nosso convidado que dissertará sobre um ou mais temas à sua escolha.

Começamos esta tertúlia com “QUINZE MINUTOS COM... José M. Silva”. Maria Mamede chamou o nosso convidado ao palco, dando-lhe a palavra. Este apresentou-se [Sou natural do Porto e designer de profissão. A pintura, o desenho e a música nasceram comigo, talvez por influência de uma família de pintores e músicos. A poesia só começou há 5/6 anos. “As sombras” é o meu primeiro livro de poesia].

A sua interpretação musical começou com uma composição sua de um poema de Camões “Helena” que dedicou à sua mãe. Anunciou a sua Exposição de Pintura, sobre o tema “Exclusão Social e a Pobreza” que terá lugar na 2ª quinzena de Outubro, no Clube Literário do Porto. Interpretou, ainda, uma composição sua de um poema da Maria Mamede. Terminou a actuação nesta rubrica com um poema de David Mourão Ferreira que musicou.

Entrados propriamente nos temas desta Noite de Poesia, ouvimos interpretações dos poetas Cesário Costa, Lourdes Costa, António Vales, Teresa Vaz, Armindo Cardoso, Ercília Freitas, Silvino Figueiredo, Carla Caldas, Manuela Miguéns, José Gomes, Teresa Gonçalves, Pedro Cabral, Ferreira da Costa, Maria dos Prazeres, José M. Silva e Maria Mamede.

Poesia na Net – lemos as saudações dos poetas que não poderam estar presentes nesta Noite. Dos poemas que seleccionamos (Paula Raposo, Natália Vale, Fernanda Garcias, Angelino Santos Silva e João Diogo) escolhemos “Pelo meu regresso”, de Maria Paula Raposo, declamado por José Gomes e “Regresso”, de Natália Vale, declamado por Maria Mamede.

Momentos musicais com... – José M. Silva cantou e interpretou musicalmente vários trabalhos seus, de poetas consagrados.

Mário Jorge cumprimentou em nosso nome e no da Junta de Freguesia a Presidente da Assembleia de Freguesia, presente na Mesa e todos os presentes, anunciando a Exposição de Fotografias de José Magalhães que terá lugar nesta Junta de Freguesia em 25 de Setembro, pelas 21,30 horas.

Maria Mamede encerrou esta Noite de Poesia, lembrando o tema de Outubro:

2 de Outubro 2010 “Todos os Outonos”.


José Gomes