A reportagem da Noite de Poesia de 8 de Janeiro de 2011
"As Prendas dos Reis" foi o tema escolhido para esta Noite de Poesia, em que a chuva foi rainha e senhora. Mesmo assim, o Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim apresentou uma moldura humana e participativa muito agradável.
Maria Mamede apresentou Amílcar Mendes, o nosso convidado para a rubrica "15 minutos com...":
"Amílcar Mendes (da Silva)
Bairradino de nascença (natural de Sangalhos), mas portuense por adopção há já 54 anos - e para que conste, também portista há muitos mais (é uma virtude). Veio para o Porto para estudar, mas andou a passear os livros durante alguns anos. Como não acabou qualquer curso, e precisava de subsistir, concorreu ao Banco Espírito Santo, que, infelizmente para si, o aceitou. Aí se manteve, infeliz e intelectualmente castrado, durante 33 anos e meio. O gosto pela poesia vem já dos bancos da escola primária. Não escreve, mas gosta de dizer, por isso se diz dizedor. Anda pelo Teatro desde os 21 anos. Começou nos amadores. Em 1991 começou a colaborar com grupos profissionais e integrou alguns depois de se reformar como bancário. Agora, como costuma dizer, é actor...quando calha."
Amílcar Mendes começou por interpretar um poema de António Gedeão. Bem à sua maneira declamou poemas de vários poetas nacionais e brasileiros. Carlos Andrade acompanhou o nosso convidado, com a sua voz e a sua viola.
Maria Mamede, depois de agradecer ao Amílcar Mendes e ao Carlos Andrade a colaboração nesta tertúlia, deu início à Noite de Poesia. Colaboraram os poetas Maria José Campos Leite, Victor Freitas (pela voz da Maria Mamede), Jaime Gonçalves, Teresa Gonçalves, Cesário e Lourdes Costa (uma rábula sobre as Prendas dos Reis), José Gomes, António Castilho Dias, Irene Lamolinairie, Fernanda Garcias, Angelino Santos Silva, Marília Teixeira e Amílcar Mendes.
Carlos Andrade, além de acompanhar o nosso convidado, encantou os presentes com a sua voz e a sua música.
Da rubrica "Poesia na Net" destacamos os poemas da Paula Raposo, do João Diogo, da Maria de Fátima e do Victor Freitas.
A próxima Noite de Poesia em Vermoim é no dia 5 de Fevereiro de 2011 e o tema sugerido é "CARNAVAL".
Então, até lá e boa inspiração.
Um abraço e os nossos votos de um Bom Ano.
José Gomes
Etiquetas: Noites de Poesia em Vermoim