E por falar em olhos... Maria Mamede - reportagem
Foi ontem o lançamento do mais recente livro de poesia da Maria Mamede: "E Por Falar Em Olhos...". O local foi o Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim.
Na mesa estiveram o Dr. Jorge Castelo Branco (Editor e Apresentador da obra), Maria Mamede (Autora), Dr. Aloísio Nogueira (Presidente da Junta de Freguesia) e Nelson Ferraz (Poeta, Escritor e Prefaciador da obra).
Mário Jorge, do executivo da Junta de Freguesia de Vermoim, foi o "mestre de cerimónias" que conduziu esta apresentação com a sobriedade e um certo grau de humor com que já nos habituou.
Pedro Gomes, da Filarmonia de Vermoim, interpretou três temas que agradaram bastante: "Olhos Negros" (tradicional russa), "Os Olhos Negros" (tradicional dos Açores) e "Teus Olhos Castanhos" (música popular portuguesa).
O Dr. Jorge Castelo Branco agradeceu o espaço cedido pela Junta de Freguesia de Vermoim e da sua apresentação da obra destaco:
(...) "Se desfolharem este pequeno poemário, salta logo à atenção a estrutura estrófica dos poemas, verso muito curto, muitas vezes de apenas uma palavra, três quatro no máximo. Ora no desafio que a Maria Mamede tomou ressaltam 2 situações que será importante referir, para tomarmos consciência da dificuldade da tarefa: logo à partida será necessária uma grande maturidade lírica para construir poesia onde o peso da palavra toma a dimensão que esta estrutura exige. Diria mesmo, que é quase como construir poesia sobre o arame, basta aplicar uma palavra errada ou menos correcta e toda a estrofe pode ruir, como um castelo de cartas." (...)
(...) "Este é na minha opinião o melhor livro, por mim editado, de Maria Mamede:
Pela sua estética, pela sua sóbria simplicidade, pelo seu engenho com as palavras, pela ternura com que fala da dor, mais e sobretudo pela sua humanidade ou, como disse Juan Gelman no discurso de laureamento com o prémio Rainha Sofia de Poesia, o prémio Nobel da língua castelhana: «Nada nunca pôde, nem jamais poderá, cortar o fio humano da poesia, essa que nos vem desde o fundo dos séculos como nossa beleza possível»."
Nelson Ferraz classificou este livro como bonito, bem feito, mas muito difícil na sua concepção. Do seu prefácio, que o leu aos presentes, saliento:
(...) "Um olhar tem o som de uma folha de árvore. A cabeça ultrapassa os olhos e espera-nos do outro lado, no coração da paisagem. A seguir dá-nos a mão e puxa-nos para longe. A autora pega no Amor, encaixilha-o com pedaços de ausência, de exílio e de ocaso e coloca-o, de mansinho, sobre a carne ferida destas páginas, onde os pássaros da memória avançam para hoje."
E a terminar:
(...) "Não adianta configurar o vento, para que o silêncio se imponha à dor, tantas vezes, cochichada pelos olhos. Neste bosque, que somos nós, há uma seiva intransponível de inquietude que só alguns compreende. E, por falar em olhos, leiam este livro."
O Dr. Aloísio Nogueira agradeceu a presença dos presentes que devotam amor pelos livros. (...) "a poesia é uma agricultura de palavras que nos vai alimentando a todos nós, na sequência daquela velha máxima «nem só de pão vive o Homem», precisamos do alimento para o espírito e os poetas e as poetisas são uma espécie de agricultores de palavras que vão semeando aqui e acolá e depois vamos colhendo aquela alimentação do espírito." (...)
Mas é altura para ouvir na íntegra o Dr. Aloísio Nogueira, ao Vivo e a Preto e Branco:
Seguiu-se a projecção do booktrailer feito especialmente para este livro:
"E as emoções, as minhas emoções, não se acabam no escrever e na feitura do livro; continuam vibrantes nestes momentos de união, sempre que os Amigos/as me dão o sagrado privilégio da sua PRESENÇA, do seu ABRAÇO fraterno e quente, do seu olhar emocionado, enfim, da SUBLIME ALEGRIA de comungarem comigo o dom desta DÁDIVA, que é a incomensurável troca de AFECTOS." (...)
Depois dos agradecimentos feitos pela autora, Mário Jorge deu por encerrada a cerimónia de lançamento, passando-se aos autógrafos.
"E por falar em olhos"... leiam este livro!
Maria Mamede, ficamos à espera, para breve, do lançamento de mais um livro.
Um abraço,
José Gomes
Etiquetas: E Por Falar Em Olhos...; Édium;, Lançamento; Poesia; Lançamento; Poesia; Maria Mamede