Reportagem da Noite de Poesia em Vermoim de 5 de Outubro 2013
Mais uma Noite de Poesia no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim (agora Cidade da Maia). Apesar de todos os contratempos tivemos um salão com uma boa e participativa moldura humana.
Desta vez a mesa estava composta apenas pela minha pessoa e pelo Mário Jorge e desprovida das figuras simpáticas da Maria Mamede e Olga Freire...
Mário Jorge justificou a ausência da futura presidente desta Junta que, por motivos de força maior, e com muita pena não pode fazer-nos companhia mas mandou-nos um grande abraço. Eu justifiquei a ausência da Maria Mamede que a esta hora estava na Casa da Música, no encerramento das Comemorações do Dia Mundial de Goa, da Língua Concani e da Língua Portuguesa no Mundo. Maria Mamede mandou um grande abraço para todos.
A Noite de Poesia começou com o poeta Armindo Cardoso, seguido pela poetisa Alice Queiroz. Esta, em homenagem às ÁRVORES (nosso tema), expôs um quadro seu que nos fez companhia durante toda a Noite de Poesia.
quadro da pintora e poetisa Alice Queiroz |
Seguiram-se intervenções dos poetas José Ribeiro (que num poema seu homenageou o poeta Jorge Vieira que se encontra internado, com uma doença grave - "... que se envia muita força / E um grande abraço, / E assim em conjunto / Se deseja ao poeta Jorge Vieira / Que melhore, rapidamente"), Fernando Neto, Rogério Barbosa (que disse pela primeira vez poesia em Vermoim e todos gostamos (esperamos vê-lo por cá mais vezes), Manuela Miguéns, Manuela Carneiro, Manuel Bastos, Irene Lamolinairie, Guilherme Garrincha, Teresa Gonçalves, José Gomes, José Moutinho e Fernanda Garcias.
Na rubrica "Poesia na Net" José Gomes leu os poemas enviados pelos poetas Maria Mamede e João Diogo.
No interlúdio musical tivemos a actuação de dois irmãos, jovens violinistas: Ana Isabel Ferreira, de 9 anos, que interpretou "Concertina em Ré Maior", de Kuchler e António Francisco Ferreira, de 12 anos, que nos interpretou o "1º Andamento do Concerto para Violino", de Mozart.
A salva de palmas que estes dois talentosos intérpretes receberam demonstra o quanto nos agradou as suas interpretações. Obrigado pela vossa presença.
As fotografias foram tiradas pela poetisa Fernanda Garcias, a quem agradeço.
Deixo-vos com um comentário deixado por um dos amigos que me deram ontem o prazer de aparecerem nas nossas "Noites de Poesia em Vermoim":
"Ontem fui pela primeira vez»as Noites de Poesia de Vermoim (Maia) e gostei
do ambiente. Informal onde todos tinham algo a dizer e recitar. Da próxima
intervirei já que desta foi só para conhecer. A prática da cidadania compõe-se
disto mesmo ...cultura!E ontem houve um momento de cultura! Obrigado Zéca Maneca por nos teres recebido tão
bem, a mim e ao João..."
Daniel"
No próximo sábado, dia 12 de Outubro 2013, pelas 16,00 horas, na Biblioteca Municipal da Maia, a poetisa Irene Lamolinairie convida para estarmos presentes no lançamento do seu livro "TODOS OS OUTONOS".
PRÓXIMA NOITE DE POESIA EM VERMOIM:
Tema: AS CORES DO CÉU
dia 2 Novembro 2013, às 21,30 horas.
Até lá.
Um abraço,
José Gomes
