domingo, 8 de fevereiro de 2015

Noites de Poesia em Vermoim - A reportagem (7 Fevereiro 2015)










Este inverno está mesmo a ser muito rigoroso!
Já não me lembrava de calçar luvas, mas aqui pela Cidade da Maia fazia um frio de rachar... mesmo com luvas os nós dos meus dedos cantarolavam como castanholas já fora de prazo de validade!!!
Mesmo dentro do Salão Nobre da Junta de Freguesia da cidade da Maia estava frio, apesar do cuidado do Mário Jorge em acender aquecedores...

Mário Jorge já me tinha dito que íamos ter uma surpresa. Qual é que foi? Só quando entrei no Salão Nobre deparei, neste "Mais pequeno mês" tivemos um instrumento muito grande... e que tinha cá um som: MARIMBA (é um instrumento de percussão de forma semelhante ao xilofone, com lamelas de madeira que ao serem percutidas com baquetas produzem um som doce e melodioso).

Devido ao frio muitos dos nossos habituais Poetas deixaram-se ficar pelo aconchego das suas casas. A Maria Mamede que deveria estar presente, foi atacada pelo vírus da gripe, não podendo estar no seu lugar. Par eu não me ficar a rir fui contagiado com este vírus, penso eu pelo telefone... foi uma noite terrível!!!

A mesa foi constituída pela nossa presidente, Olga Freire, pelo Mário Jorge e por este vosso amigo.

A Sessão desta Noite de Poesia começou com Leonor Carvalho, uma menina de 7 anos que nos deliciou, tocando estas canções populares na Marimba:

"Balão do João", "Estrelinha", "Oh! Susana" e "Jankey Doodle"

Tivemos a presença dos seguintes poetas:

Pedro Cabral, Teresa Vaz, Maria Rosa Oliveira, Fernando Zagalo.

Seguiu-se mais um momento de música em órgão, desta vez a cargo do Bernardo Balancho que, em dueto com o seu professor, interpretou "Perlúdio" de Frederic Chopin e "Banda de música em movimento" de Charles Ward.

Voltando à Poesia, Bernardo Balancho declamou um poema da sua autoria. Seguiram-se os poetas Manuela Miguéns, José Oliveira Ribeiro e Silvino Figueiredo.

Voltamos a mais um Momento de Música, desta vez a cargo da Verónica Rodrigues que interpretou em órgão o "2º Acto do Lago dos Cisnes", de Tchikovsky..

A Verónica Rodrigues é uma poeta, embora a sua juventude, já nos habitou com a qualidade dos seus poemas. Seguiram-se José Gomes, Maria Mamede dita por Manuela Miguéns, Maria Helena Guimarães e João Diogo (Poesia na Net).

Mário Jorge agradeceu à Filarmonia, aos Professores e aos artistas presentes.

A Noite de Poesia em Vermoim terminou com uma excelente interpretação da Verónica Rodrigues que, a nosso pedido, tocou: "I Giorni" de Ludovico Einaudi.

Voltaremos no dia 7 de Março de 2015, no horário e no sítio habitual, com o tema: 
REGRESSO AOS NINHOS

Então, até Março. Tenham cuidado com este tempo que nos está a pregar partidas!!!

Um abraço,
José Gomes

Etiquetas: