sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

NOITE DE POESIA EM VERMOIM - 7 Março. 09




E pronto!
No próximo Sábado (7 de Março de 2009) lá estaremos no NOVO EDIFÍCIO da Junta de Freguesia de Vermoim. E, diga-se de passagem, é lindo... mas os vossos olhos, na Noite de Poesia de Sábado, vão fazer o vosso próprio juízo...
Mas que é lindo, ai isso é!!!

O convite é o que inserimos em cima. Com uma nova roupagem, a condizer com o novo edifício...

O Tema da Noite é CHUVA. Mas fazemos votos para que esteja uma noite agradável, de primavera antecipada e com um bonito céu estrelado.

Cá vos esperamos às 21,30 horas.

E agora uma mensagem especial para os habituais colaboradores de rubrica "Poesia na Net": mandem atempadamente os vossos trabalhos, para saturnogomes@netcabo.pt/

Contamos com o vosso habitual empenho na divulgação desta iniciativa e, claro, com a vossa presença, pois então!!!

Aquele abraço e ate Sábado...


José Gomes

Etiquetas: ,



domingo, 8 de fevereiro de 2009

Reportagem da Noite de Poesia em Vermoim

(Capa do programa distribuído na Noite de Poesia em Vermoim do sábado passado)


Um problema surgido com a fotocopiadora deu azo a que os programas saíssem em fraca qualidade de impressão, do facto pedimos desculpa aos presentes e a António Rebordão Navarro, o escritor nosso convidado (este pedido de desculpas foi feito durante a Sessão).


Um Salão Nobre completamente preenchido, com muitas caras novas entre os presentes, marcou a última Noite de Poesia no Salão Nobre da Junta antiga de Vermoim, no Lugar da Igreja. Em 21 de Fevereiro será inaugurada a nova Junta de Freguesia, em prédio de linhas modernas, situado na Avenida D. Manuel II (entre o Estádio da Maia e as bombas de gasolina).


Em plenos festejos a S. Brás, o santo padroeiro da freguesia, ao som (abafado) das músicas e dos cantares ao desafio lá para os lados das tasquinhas e o cheiro apetitoso dos petiscos do 4º Festival Gastronómico de Vermoim e com as ruas das redondezas entupidas de carros, recebemos o nosso ilustre convidado, o poeta e escritor António Rebordão Navarro.


Coube-me a mim a abertura desta última Noite de Poesia e comecei por endereçar o abraço dirigido pela Maria Mamede, ausente por doença, ao nosso convidado e a todos os presentes, seguido dos cumprimentos e da alegria pela presença de tão ilustre convidado nas nossas Noites de Poesia em Vermoim.


Coube ao editor Jorge Castelo Branco fazer a apresentação da biografia e da obra do poeta e escritor António Rebordão Navarro, nomeadamente a recente reedição dos livros “27 Poemas” e “Romagem a Creta” pela Edium Editores.


Mário Jorge, em nome da Junta de Freguesia, deu as boas vindas a António Rebordão Navarro e demonstrou a sua alegria e a de toda a Junta pela presença deste conceituado escritor que escolheu Vermoim, neste dia de S. Brás, para divulgar a sua obra.


O nosso convidado, visivelmente comovido com estas manifestações de carinho e de reconhecimento, agradeceu as palavras que lhe foram dirigidas e leu alguns poemas do livro “27 Poemas”. Uma grande salva de palmas marcou o nosso agradecimento pela sua presença e pela sua dedicação à arte da escrita e da poesia ao longo da sua vida.


Teresa Gonçalves declamou alguns poemas de António Rebordão Navarro.


Charles, um jovem cantor cabo-verdiano, encerrou com a sua voz quente esta primeira parte da Noite de Poesia em Vermoim dedicada a António Rebordão Navarro e à sua obra.


Dei uma breve explicação sobre a metodologia a seguir nesta Noite de Poesia. O Tema para esta Noite (MANHÃ) e o Tema Livre seriam ditos em simultâneo e cada um dos poetas inscritos apenas diria um poema.


Seguiram-se as declamações de António Castilho Dias, Lurdes Martins (que nos visitou pela primeira vez), Costa Pereira (que nos visitou, igualmente, pela primeira vez e dedicou o poema ao nosso convidado, que admira muito), Fátima Leitão, Alice Campos, Amílcar Mendes, Leonel Olhero (de Vila Real e pela primeira vez em Vermoim), Inocêncio Vidal (que leu um poema seu e outro que lhe fora entregue por Jaime Gonçalves, ausente nesta Sessão), Leonor Reis, Nelson Ferraz (pela primeira vez em Vermoim), Manuela Miguéns, Fátima Fernandes, Teresa Gonçalves, Ercília Freitas e Conceição Paulino.


Vários elementos da Universidade Sénior Contemporânea, de Paranhos, fizeram-nos uma visita. Disseram poesia Teresa Nicho (Cântico Negro, de José Régio), Manuel Lucas (You Are Welcome To Elsinorre, de Mário Cesariny), António Centeio (A Procissão, de António Lopes Ribeiro), Alice Guerra (Bucólica, de Miguel Torga), Tito Rodrigues (Portugal em Paris, de Manuel Alegre), Maria Rosas Poças (Quadras de Aleixo, de António Aleixo).


Colaboraram na Poesia na Net os poetas Maria Paula Raposo, Maria Mamede, João Diogo, Armindo Cardoso, Margusta e Maria Lurdes Martins.


Charles, o nosso cantor convidado, deliciou-nos com a sua voz quente e o sotaque característico interpretando, entre outras, várias composições suas.


Escolhi estes dois poemas:


Manhã


Quando o sol teima em não nascer

E a chuva não para de cair

Quando a pena teima em não escrever

E as flores decidem não abrir

Quando a noite vem para ficar

E as folhas são levadas pelo vento

Quando os melros deixam de cantar

E fica o céu menos azul e mais cinzento

Quando os rios extravasam do seu leito

E a maré se espraia enfurecida

Quando o sonho vai muito além do peito

E a solidão é mais pesada e mais sofrida…


… Eis que do nada surge o teu sorriso

e da natureza muda e preguiçosa

Nesse momento mágico e preciso

Desponta uma manhã clara e radiosa


Ercília Freitas

Fev. 2009

Declamado pela própria



Amanhecer é acordar em teu olhar


amanhecer é acordar em teu olhar

vigilante guardião de meu ser

ondas de ternura cobrem o físico

espaço onde a matéria vive

e o corpo repousa tocam a

imponderável e invisível substância

da alma e do ser doces correntes

que nos ligam e confortam

e |a cada manhã| se reforçam

no íntimo momento de amar


|porque|

amanhecer é acordar em teu olhar.


Tostimara

Fev. 09

http://tostimara.multiply.com/journal/item/28

(Em substituição do poema que foi lido pela própria)



Dois anúncios antecederam o encerramento desta Noite de Poesia, encerramento esse a cargo de Charles e da sua magnífica voz:




Missa do 3º aniversário do falecimento do poeta Castro Reis, no próximo dia 9 de Fevereiro, às 18 horas, na Igreja Nova do Carvalhido. A todos que puderem assistir a este piedoso acto agradecemos a presença.




A Universidade Sénior Contemporânea de Paranhos, agradece a vossa presença na “Noite de Poesia da USC” que se realiza no próximo dia 18 de Fevereiro, às 21,30 horas.


O Tema para a próxima “Noite de Poesia em Vermoim” – 7 de Março de 2009 - é: “CHUVA”.

Boa inspiração e… até lá!!!


AHHH!!!! Desta vez vamos estrear o Salão Nobre da NOVA Junta de Freguesia de Vermoim, na Avenida D. Manuel II, entre o estádio da Maia e as Bombas de Gasolina.


José Gomes





Etiquetas:



quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

NOITE DE POESIA EM VERMOIM - 7 Fev. 09

Não esquecer:


Sábado, 7 de Fevereiro de 2009, pelas 21,30 horas, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim , no Lugar da Igreja, 4470-303, Vermoim - Maia, a nossa Noite de Poesia especial:


--- António Rebordão Navarro - poeta e escritor. - Apresentação do autor e das suas obras por Jorge Castelo Branco.


--- MANHÃ - o tema escolhido para esta noite.


E já agora.... passem pela 4º Festival Gastronómico de Vermoim (mesmo ao lado da Junta de Freguesia) e aproveitem para saborear uma febra e um copo de tinto.



Um abraço,


José Gomes






segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

NOITE DE POESIA EM VERMOIM


Vem saborear uma febra de porco e um copo de tinto, no 4º Festival Gastronómico de Vermoim, nesta última Noite de Poesia no Lugar da Igreja (na Junta antiga) – será a despedida, rumo à Junta de Freguesia nova, a inaugurar dentro de dias!…

No próximo sábado, 7 de Fevereiro de 2009, pelas 21,30 horas, ainda – e pela última vez! – no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim, vem participar com a tua poesia.



Teremos, na primeira parte, a presença do poeta e escritor ANTÓNIO REBORDÃO NAVARRO que nos falará dos seus livros, agora editados pela Edium – Editores.


Na segunda parte desta Noite de Poesia em Vermoim serão ditos poemas do tema MANHÃ.


À atenção dos habituais colaboradores da POESIA NA NET:

Os trabalhos deverão ser enviados até à próxima Sexta-feira, dia 6 de Fevereiro, para: saturnogomes@netcabo.pt/.



Conto com o vosso habitual empenho na divulgação desta nossa actividade e, claro, com a vossa presença no próximo sábado.


Um abraço.

José Gomes

Etiquetas: