domingo, 2 de junho de 2013

A reportagem das NPV de 1 Junho 2013



Foi uma das Noites de Poesia que realmente gostei (apesar do pessimismo destas últimas semanas...). Foi uma Noite de Poesia com muito ritmo e muito participada. Foi uma Noite de Poesia diferente pois tivemos jovens dos 5 aos tt anos, senti uma simbiose entre a Poesia e a Música, tivemos presentes, em simultâneo, o nosso Presente, o nosso Passado e, sobretudo, o nosso Futuro.

Mário Jorge abriu a Noite de Poesia com o anúncio à nossa III Antologia. Assim, no dia 6 de Julho, pelas 21,30 horas, a Noite de Poesia não terá tema, sendo preenchida com o lançamento da III Antologia das Noites de Poesia em Vermoim.

A Noite começou com música com a Inês Ferreira, de 14 anos, tocar-nos em flauta transversal, dois temas, um de Handel outro de Haydn. 
Seguiu-se a actuação de Zahra Soares, de 5 anos, que nos tocou ao piano "A Colheita" e "Marcha de Trompete".
Nicole Soares, também de 5 anos, interpretou em piano a "Festa da Música" e "O Novo Mundo".

Dei início propriamente à Noite de Poesia lendo um email do poeta Armindo Cardoso, doente há bastante tempo e pedindo para que um poema seu fosse declamado pela Marília Teixeira
Uma calorosa salva de palmas completou a voz da Marília, intercalando assim o desejo de todos os presentes para que o Armindo recupere depressa, pois já nos faz bastante falta! Força, Amigo!

Seguidamente declamaram os poetas Leonel Olhero, Maria Fátima Caldas (que se "estreou" nestas Noites de Poesia, lendo um poema da sua filha) e José Ribeiro.

Mais um momento musical com a actuação de Carolina Lima, de 7 anos, que interpretou ao piano "Bucha Estica" e "A Quinta do Tio Manuel".
Maria Inês António. de 10 anos, interpretou, igualmente em piano, duas obras, uma de Schubert e outra de Brahms.
André Rodrigues, de 13 anos, tocou "River Flows in You" de Yiruma.

A Noite de Poesia prosseguiu com alguns poemas declamados por elementos dos Fontineiros da Maia, a quem agradecemos a presença: Olívia Marinho, Manuel Bastos e Guilherme Garrincha.

A poetisa Teresa Vaz e Pedro Cabral declamaram trabalhos da Teresa Vaz.

Mais um momento musical, desta vez a cargo de Daniel Ribeiro, 12 anos que interpretou ao piano obras de Handel e Bizet.
Seguiu-se a actuação da José Tiago Ferreira, de 12 anos, que tocou obras de Tcheikovsky e de Brahms.

Voltamos, de novo à poesia, para ouvir os trabalhos declamados por Carla Caldas, José Carlos Moutinho, Elisabete BarrosMarília Teixeira, Maria Mamede, José Gomes, João Diogo (Poesia na Net) e Irene Lamolinairie.

Esta Noite de Poesia em Vermoim foi fechada com uma bela interpretação ao piano de Margarida Silva, de 15 anos, que nos tocou "Exercício nº 4" de Mowskosky e "Peça a 2 vozes, nº 4" de Bach.

A Mesa agradeceu a actuação destes jovens, dos seus professores (Tiago Silva - flauta transversal - e Pedro Brito - piano), aos poetas e público presentes, convidando-os a visitar a Cascata Monumental em exibição na Casa do Povo de Vermoim.

No dia 6 de Julho de 2013, pelas 21,30 horas, será o lançamento da 
III ANTOLOGIA das Noites de Poesia de Vermoim
Estejam atentos às notícias...

Nós voltaremos em 7 de Setembro, neste mesmo local e à mesma hora, deixando como tema:

FINDAS AS FÉRIAS


Até lá, aquele abraço.

José Gomes




Etiquetas: ,