sábado, 27 de fevereiro de 2010

Convite - Noites de Poesia em Vermoim - Março



Este é o convite para o próximo "Noites de Poesia em Vermoim" que terá lugar sábado, dia 6 de Março de 2010.

O Tema é MULHER... nem a própósito, neste mês da Mulher, da Primavera...

Contamos com o vosso apoio - e a vossa presença - na divulgação deste evento.

Senhoras e Senhores da "Poesia na Net":
  • não se esqueçam de mandar os vossos trabalhos! !! - a v/ colaboração é sempre bem vinda.


    Até Sábado... e boa inspiração!

José Gomes

Etiquetas:



segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Lançamento do livro da Maria Mamede



Sábado, 20 de Fevereiro, pelas 21,30 horas, no Clube Fenianos Portuenses, a Maria Mamede vai lançar o seu mais recente livro de Poesia.

Contamos com a vossa presença e, claro, com a divulgação deste evento.

Então... até sábado!

Aquele abraço,
José Gomes



segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

NPV - A reportagem (?!!!) de sábado passado





"Para o ano vamos fazer o Serão de Poesia na Junta antiga e desfrutarmos dos petiscos do 'Há porco no parque', no 5º Festival Gastronómico de Vermoim" - diziam alguns presentes, recém-chegados do festival. E contunuavam - "E as pessoas são tantas que se acotovelam umas às outras!"

Pois! A nossa tertúlia sempre foi mais calma, não tão animada como o Festival Gastronómico (desta vez não tivemos música, nem canções, nem animação!!!), mas tivemos a presença de muitos dos poetas que nos acompanham há muitos anos - e alguns que apareceram pela primeira vez!

José Gomes saudou os presentes e deu início à "Noites de Poesia em Vermoim" cujo tema para esta Noite era "Fevereiro 2010", pedindo desculpa pela gralha no programa, no artigo "Fevereiro - o mês mais pequeno do ano", na segunda linha, onde se lê "(...) na altura era de 19 meses (...)", rectificar para "(...) na altura era de 1o meses (...)".

Maria Mamede declamou o seu poema Fevereiro 2010 - balanço: "Tantos anos à porfia / e tantas contas sem prova / tantos, tantos os meus dias / de agruras e de agonias / mais uma ou outra alegria / quando tentei vida nova... (...)".

Leonel Olhero escapuliu-se de casa, num "vou ali e venho já!!!" e marcou a sua presença no nosso Serão, declamando dois poemas seguidos, dos quais destaco este excerto do soneto Temas... motes: "(...) Dão-me temas p'ra rimar, extravagantes. / São motes complicados... mesmo chocantes. / Um breve exemplo: 'fevereiro, dois mil e dez'. (...)".

Adérito Morais, combalido, compartilhou connosco o difícil momento de saúde que está a atravesssar e a operação que irá fazer na próxima semana. Uma grande salva de palmas expressou a nossa solidariedade, amizade e carinho por este amigo que nos acompanha desde a fundação das Noites de Poesia em Vermoim. Dum dos pemas que declamou destaco este excerto de Fevereiro - 2010: "Foi em Fevereiro que a conheci, / Do ano da graça de dois mil e um. / Era esbelta e bela, / Olhos cor do mar, / Alta, corpo franzino, / Lábios sensuais. (...)".

Lourdes Costa apresentou-nos uma recolha de Adágios populares de Fevereiro, dos quais destaco: "Fevereiro quente, / traz o diabo no ventre. / Quando não chove em Fevereiro, / nem bom prado, nem bom celeiro. / Sol de Fevereiro, / mata a mãe ao soalheiro. (...)".

Teresa Vaz declamou-nos este Fevereiro em que destaco esta parte: "Mês pequeno entre todos / Os meses do ano, / Mês traiçoeiro em que / O tempo é só um engano. (...)".

Cesário Costa, com o seu peculiar ar jovial, apresentou-nos o trabalho Inventar Fevereiro. Escolhi esta parte: "É urgente inventar Fevereiro de 2010. / O mês só tem 28 dias, / já estamos a 6 / e só me restam 5 horas! (...)".

Inocêncio Vidal expressou a sua soladiriedade com Adérito Morais, proferindo palavras de esperança e amizade. Declamou o seu Fevereiro e escolhi este excerto: "Neste mês de Fevereiro / Do ano dois mil e dez / Quero abarcar por inteiro / Todos os mares e marés. (...)".

Manuela Carneiro apresentou-nos um poema carregado e negro a que deu o nome Fevereiro - 2010. É dele este excerto: "(...) Este meu Fevereiro 2010 / É apenas este instante que se desfaz / E eu sou apenas aquilo que já aqui não está / Vos apenas o que imagino e desejo / Natureza criativa que a qualquer instante se refaz (...)".

Jaime Gonçalves declamou-nos um poema que dedicou a Rosa Lobato Faria. Saboreiem este pedaço: "Senhora tão elegante / De porte altivo e sereno / Educada e bem falante / Olhar meigo, cativante / Com tanta arte e mestria / No declamar poesia! (...)".

Humberto Buco, um poeta que nos visitou pela primeira vez, sarrabiscou nesta sessão Fevereiro que transcrevo parte dele: "Fevereiro / Antes de Março / Logo depois de Janeiro. / Ainda é mês de Inverno / Mas a Primavera não tarda / E o Carnaval está já aí. (...)".

Quase que Armindo Cardoso ia ficando no esquecimento, escondido lá no fundo do salão!!! Dos poemas que declamou escolhi Fevereiro 2010 e transcrevo este excerto: "Fevereiro / sempre foi o segundo mês de cada ano, / tenha o número que tiver, / nenhum chegou por engano, / com, ou sem amor de mulher; (...)".

Fernanda Garcias e a Teresa Gonçalves intervieram, nesta primeira parte, com poemas dedicados ao tema mas esqueceram-se de deixar os poema...

A Poesia na Net esteve representada apenas pelos poemas enviados por João Diogo (Brasil) - excerto do poema: "(...) Como mês especial / Fevereiro é carnaval / Em todo o universo. / Alegrem-se, / Quem dele carece, / Pois o riso é uma prece, / E a folia, um sucesso... (...)". - e por Helena Maltez (Ilhavo) - que vos deixo com este excerto: "No respingo indefinido / nasce Fevereiro / pequeno, chuvoso / estranho e sinuoso. (...)".


No tema Livre colaboraram com poemas seus ou de outros autores os seguintes poetas: Leonel Olhero, Maria Fátima Leitão, Adérito Morais, António Castilho Dias, Armindo Fernandes Cardoso, Irene Lamolinairie, José Rosa, Fernanda Garcias, Inocêncio Vidal, Teresa Vaz, Manuela Carneiro, Maria Mamede, José Gomes, Lourdes Costa, Cesário Costa e Teresa Gonçalves.



CONVITE:

A Maria Mamede e a Edium Editores convidam-vos para estarem presentes na Sessão de Lançamento do livro "da Água Toda" a ter lugar no Salão Nobre do Clube Fenianos Portuenses, no próximo dia 20 de Fevereiro, pelas 21,30 horas.



O tema proposto para a próxima "Noites de Poesia em Vermoim", no dia 6 de Março 2010, é MULHER.


Contamos com os vossos trabalhos, a vossa presença e a ajuda na divulgação deste evento.


Até breve!


José Gomes

Etiquetas: ,