quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Parabéns, MOVIMENTUM - ARTE E CULTURA

1993 - 2012  - 19 Anos



Maria Jerónima e Maria Mamede  - foto de Ângela Velhote – in “O Comércio do Porto”
30 de Novembro de 1993


Podemos dizer que Movimentum – Arte e Cultura nasceu no dia 30 de Novembro de 1993, data em que O Comércio do Porto publicou a primeira entrevista dada pelas suas fundadoras: Maria Jerónima (Artesã) e Maria Mamede (Poetisa).
Na entrevista publicada naquele jornal diário, Maria Mamede referiu “(…) a realização dessa iniciativa nasceu a partir da reunião de cinco pessoas ligadas, de algum modo, à Arte e que se dispuseram a organizar este certame [Manusmaia - Mostra Cultural e d’ Artesanato na Cidade da Maia -... Um olhar sobre a Cultura, as Artes e o Artesanato]. Pretendeu-se, sobretudo, cativar as pessoas da Maia, levando-as a ver aquilo que de melhor se produz no concelho tanto no campo do Artesanato como no da Cultura”.



Currículo do Movimentum – Arte e Cultura:

1 a 8 de Dezembro de 1993 – “Manusmaia – Mostra Cultural e d’ Artesanato na Cidade da Maia -... Um olhar sobre a Cultura, as Artes e o Artesanato” - Este foi o primeiro evento desenvolvido pelo Movimentum e que decorreu no Fórum da Maia. Durante uma semana passaram por aqui exposições de cerâmica, bonecos de folhelho, patchwork, miniaturas de alfaias agrícolas, rendas e bordados tradicionais, o Grupo Regional de Moreira da Maia, o Grupo de Cavaquinhos do Rancho Típico de S. Mamede de Infesta e o Rancho Infantil de Milheirós. O etnólogo Manuel Gens contou-nos a história do Linho e do Namoro à Carreira que se viveu no concelho da Maia no início do século passado. O Teatro, a Poesia, a Música Celta, a Música de Intervenção (esta tendo como cabeça de cartaz Francisco Fanhais), um lançamento de um livro de poesia e o leilão de quadros dos pintores Armanda Passos e Agostinho Santos, trouxeram a vertente cultural a este certame.

— 19 Fevereiro de 1994 - “Uma Noite Recordando... José Afonso” - Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. M. Infesta. Foi uma noite memorável e a primeira homenagem a Zeca Afonso, pelo menos no Norte do País. Esta homenagem constou de: Teatro  - “ A Morte de Catarina” (colaboração do GDC Flor de Infesta, sobre um tema de Zeca Afonso); Poesia: - Maria Mamede, Amílcar Mendes e Bernardino Encarnação; Música de Intervenção - Carlos Andrade, Fernando Ribeiro, Vítor Correia, entre outros; As canções e a vivência com o Zeca Afonso - por Francisco Fanhais e Manuel Freire.

— 22 Abril de 1994 - “25 de Abril – 20 Anos Depois” - Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. M. Infesta. Poesia, música de intervenção, projecção de slides e recriação daquela madrugada por elementos ligados ao Movimentum.

— 26 Maio de 1994, - “Poemas para uma morte anunciada” – lançamento do livro de Rui de Barros, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. M. Infesta.

— 29 Maio a 12 de Junho 1994 - “Exposição de Cerâmica” - Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. M. Infesta, pela ceramista algarvia Mané.

— 17 Junho de 1994 - “Sarau Cultural” - Paços do Concelho da cidade de Matosinhos poesia e música por elementos ligados ao Movimentum.

— 30 Setembro 94 - “Palavras Gastas” - Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. M. Infesta. Lançamento do livro de poesia de Maria Mamede.

— 25 Novembro a 9 de Dezembro de 1994 - “Expo Arte 94 – S- Mamede Infesta” - Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. M. Infesta. Colaboração com Rui de Barros, poeta, pintor, escritor e actor.
Exposição de Cerâmica, Escultura, Fotografia, Pintura, Tapeçaria e várias actividades paralelas: cinema, dança, estilismo, música (clássica e contemporânea), poesia, teatro, colóquios e debates.

— 20 Janeiro 95 - “Tempo de Ser” - lançamento do livro de poesia da Drª Maria Luísa Carlos Martins, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. M. Infesta.

— 17 Março 95 - “Realidades” - lançamento do livro de poesia de Celeste Maia, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. M. Infesta.

— 21 Abril 95 - “25 de Abril – 21 Anos Depois” - Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. M. Infesta.
Poesia, música de intervenção e várias intervenções.

— 20 Maio a 17 Junho 95 - “Henrique, O Navegador” - exposição de Tapeçarias de Gisella Santi, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. M. Infesta.

— 1995 a 1998 – Continuamos com as Noites de Poesia em S. Mamede Infesta. A pedido da Associação de Pais da Senhora da Hora dinamizamos tertúlias mensais nesta freguesia. Estas continuaram, depois, já sem o nosso apoio. Colaboramos e dinamizamos acções culturais no Orfeão de Matosinhos e na Junta de Freguesia de Leça de Palmeira, nesta última com homenagens a António Nobre.

— 9 Abril 99 – “A Primavera” – Residência paroquial de Vermoim. Neste dia demos início às “Noites de Poesia em Vermoim” que vêm decorrendo normalmente no primeiro sábado de cada mês (já estamos no 13º ano de vida activa!), em colaboração com a Junta de Freguesia de Vermoim, primeiro no Salão da Residência Paroquial, depois no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim (Junta antiga) e mais recentemente nas novas instalações desta Junta (Rua D. Manuel II, Vermoim).
Desse programa consta que o tema foi “A Primavera”, a apresentação foi feita pelo pároco de Vermoim, pelo presidente da Junta de Freguesia de Vermoim e, pelo Movimentum, a poetisa Maria Mamede. O Interlúdio Musical foi feito pela Ivone Delgado, acompanhada por Bruno Pedro à guitarra. Ainda tivemos Intervenções musicais a cargo de Susana Afonso (flauta), Pedro Gomes (clarinete) e Leandro Soares, Luís Costa e Luís Pato (guitarra).

— 16 Setembro 2000 - “Retratos” - lançamento do livro de poesia de Maria Mamede - Fórum da Maia.

— 16 Setembro 2000 - “Sons do Vento” - CD promocional com músicas compostas e interpretadas por Ivone Delgado e Bruno Pedro, segundo poemas da Maria Mamede, no Fórum da Maia.

— 11 Outubro 2000 - “Retratos” e “Sons do Vento” - apresentação do livro de poesia de Maria Mamede e do CD promocional com músicas compostas e interpretadas por Ivone Delgado e Bruno Pedro, segundo poemas da Maria Mamede, no Salão Nobre da Junta de freguesia de S. Mamede Infesta.

— 7 Abril 2001 - “Uma Noite Recordando...Adriano Correia de Oliveira” no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. M. Infesta. Foi apresentado o trabalho “Do Movimentum... para Adriano”, um documentário sobre a vida de Adriano Correia de Oliveira em animação computadorizada; Poemas declamados por Amílcar Mendes, Jerónima Guimarães, Bernardino Encarnação e Filomena Martins; Canções interpretadas por Carlos Andrade, Jorge Rodrigues, “Sol na Eira” e Ivone Delgado e Bruno Pedro; “Coimbra, cidade de cantores e Poetas” interpretações pelo Grupo de Danças e Cantares do Coral da Justiça; Francisco Fanhais encerrou esta noite. Nesta homenagem estiveram presentes a viúva e os filhos de Adriano Correia de Oliveira.

— 15 Dezembro 2001 – lançamento simultâneo dos livros Pelas Letras do Alfabeto”, de Maria Mamede (poesia), “Fazer de Contos” de Ramiro Rio Novo (contos) e “Viver” de Leopoldo Guimarães (romance), no Auditório do Sindicato dos Bancários do Norte.

— 19 Abril 2002 – “Noite de Poesia e Canção de Intervenção” – Sede do G.C. D. BES – Norte. Colaboração do Grupo Cultural e Desportivo do BES – Del. Norte - Poesia declamada por Filomena Martins, Maria Jerónima, Maria Mamede, Maria Teresa e José Gomes. Interlúdio Musical com Carlos Andrade.

— 23 Abril 2002 – “Dia Mundial do Livro” – Maria Mamede e José Gomes declamaram poesia neste evento promovido pela Biblioteca Municipal da Maia.

— 23 Abril 2002 - 25 de Abril - 28 anos depois...– comemorações do 25 de Abril com um trabalho nosso, na Junta de Freguesia de Massarelos.

— 11 a 20 Outubro 2002 – “Vercultura –Semana Cultural de Vermoim ”, iniciativa conjunta da Junta de Freguesia, Movimentum e da Paróquia de Vermoim. Constou de Feira do Livro e Exposições de Artes Plásticas e Tradicionais; Noite do Fado de Coimbra, com a Tertúlia do Fado Coimbra de Victor Couto. O Grupo Coral e Instrumental da Justiça actuou na Igreja de Vermoim. Noite de Poesia, Música e Canções com Maria Mamede, José Gomes e Teresa Gonçalves e Intervenções musicais de Canto Sexto, Carlos Andrade, Sol na Eira e Sons do Vento. Recriação duma Desfolhada Tradicional seguido de cortejo tradicional por algumas ruas de Vermoim (a cargo do Rancho Típico de S. Mamede Infesta).

— 15 Março 2003 – Uma Noite com… Zeca Afonso”, no Fórum da Maia. Colaboração de Maria Mamede e José Gomes (poesia), Carlos Andrade (canções de intervenção) e o Grupo Coral da Justiça e o Grupo Instrumental do Coral da Justiça.

— 14 Junho 2003 – Sessão de Poesia e Música”, na sede do Moto Clube do Porto. Participação de Maria Jerónima, Maria Mamede, Teresa Gonçalves Milú Gomes e José Gomes (poesia). Colaboração musical de Carlos Andrade e “Sons do Vento” (Ivone Delgado e Bruno Pedro).

— 24 Janeiro 2004 - “Noite de Poesia e Música em Gueifães” – Bar da Cripta da Igreja Paroquial de Gueifães. Participação de Maria Jerónima, Maria Mamede, Teresa Gonçalves e José Gomes (poesia). Colaboração musical de Jorge Rodrigues e Rui Covas.

— 24 Fevereiro 2004 - “Zeca e Adriano – 2 símbolos de Abril”. – Cripta da Igreja de Gueifães – colaboração de Maria Mamede, José Gomes e Maria Jerónima (poesia e animação); Carlos Andrade, Virgílio Oliveira, Ivone Delgado, Bruno Pedro e Francisco Fanhais (parte musical).

— 27 Março 2004 - “Gueifães e a Poesia” – Escola EB1 da Azenha, Gueifães. Participação de Maria Jerónima, Maria Mamede, Teresa Gonçalves e José Gomes (poesia). Colaboração musical de Maria João Cameira e “Sons do Vento” (Ivone Delgado e Bruno Pedro).

— 2 Julho 2005 - Lançamento da colectânea “Noites de Poesia em Vermoim – 1999 - 2004”. Livro editado pela Junta da Freguesia de Vermoim e com a selecção e coordenação do Movimentum – Arte e Cultura, que “premiou” o trabalho de poetas que desfilaram por estas Noites de Poesia durante os últimos cinco anos.

— 24 Abril 2006 - 25 de Abril - 32 anos depois.– Poesia e música de Abril na Escola Dramática e Musical Milheirós – Maia. Animação do tema por José Gomes, Maria Mamede, Maria José e Milú Gomes. Música e canções de Abril a cargo de “Sons do Vento” e José Silva.

— 8 Setembro 2006 - Ao Encontro da PoesiaBar da Escola Dramática e Musical de Milheirós – Maia. Poemas ditos por Maria Jerónima, Maria Mamede e José Gomes. Intervenção musical de José Silva.


Além das habituais "Noites de Poesia em Vermoim" que se efectuaram (e continuam ainda nos dias de hoje) no primeiro sábado de cada mês (e que galgaram fronteiras, levando o nome de Vermoim - através da rubrica «Poesia na Net» a países tais como Espanha, Canadá, Holanda, América, Brasil, Chile e a cidades do continente tais como Guimarães, Viana Castelo, Vila Conde, Lisboa, V. N. Gaia, Porto, Faro e Lagos.


— 24 Fevereiro 2007 –“Zeca Afonso – O Homem que Sonhou Abril” – Cripta da Igreja de Gueifães – colaboração de Maria Mamede, José Gomes, Maria José e Albino Santos (poesia;); José Silva e Francisco Fanhais (parte musical).

— 13 Outubro 2007 – “Uma Noite com… Che Guevara” – Anfiteatro do Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta. Colaboração: Maria Mamede, Albino Santos, Fernando Peixoto, Sylvia Cohin (poesia); Carlos Andrade e Fernando Fernandes (música e canções).

— 24 Novembro 2007 –“Uma Noite Recordando… Adriano Correia de Oliveira” – Cripta da Igreja de Gueifães – colaboração de Maria Mamede, José Gomes (poesia;); Carlos Andrade, João Teixeira e José Silva (parte musical).


“Sombras”, “Lugares”, Pôr-do-sol”, “Ao Luar”, “Aquela Praça”, “Soneto”, “Cidades”, “Chuva”, “Tempo”, “Natal de Hoje” foram alguns dos desafios lançados aos nossos habituais frequentadores das Noites de Poesia em Vermoim. Trouxemos à luz do dia a obra e factos curiosos da vida e da personalidade de poetas como Florbela Espanca, Pedro Homem de Melo, Augusto Gil, António Nobre, Manuel Maria du Bocage, Sophia de Mello Breyner, entre tantos outros, que vieram enriquecer e interessar mais público e mais poetas por esses monstros sagrados da nossa Poesia. A acção pedagógica que se desenvolveu, talvez tenha passado despercebida de muita gente. O trabalho de pesquisa que foi efectuado foi gratificante, pois contribuiu para um melhor conhecimento desses grandes vultos da nossa literatura.


7 Março 2009 – 1ª Tertúlia de “Noites de Poesia em Vermoim” no Salão Nobre da nova Junta de Freguesia de Vermoim - Ao fim de muitos meses de espera as “Noites de Poesia em Vermoim” vieram inaugurar o seu novo espaço, no Salão Nobre do novo Edifício da Junta de Freguesia de Vermoim. Um edifício lindo, de linhas modernas mas sóbrio, um espaço moderno, “…com diversas valências, entre as quais um auditório, uma sala de exposições com vista panorâmica para a rua, sala de atendimento ao público com zona wireless, um Open Space para eventos com acesso Internet grátis, jardim de Inverno e esplanada exterior no último piso.” – in “Primeira Página”
Pelas 22 horas demos início à Noite de Poesia e antes de chamar os poetas inscritos, depois de manifestar a nossa alegria por estar naquele espaço amplo e acolhedor, demos a palavra a Mário Jorge que em seu nome e no do Presidente da Junta de Freguesia, deu as boas vindas a todos os presentes. E num acto que nos comoveu bastante entregou, em nome do Executivo, uma lembrança ao Movimentum – Arte e Cultura, uma peça cerâmica em que está registada a doação testamentária ao Mosteiro de S. Romão de Vermoim. E terminou, com uma evocação ao Dia da Mulher, para quem pediu uma salva de palmas.
A Noite de Poesia terminou com uma visita guiada pelos três pisos do novo edifício da Junta de Freguesia de Vermoim, pelo Presidente Aloísio Nogueira e o Tesoureiro Mário Jorge.

— 6 Junho 2009 – Lançamento da colectânea “II Antologia das Noites de Poesia em Vermoim – 2004 – 2009”, com os trabalhos dos poetas que passaram pelas nossas Noites de Poesia em Vermoim de 2004 a 2009.


— Julho 2009 a Janeiro 2012 – Continuamos com as nossas habituais Tertúlias Mensais em Vermoim. Criamos uma rubrica nova “Quinze Minutos com…” em que trouxemos amigos ligados à música, às artes, ao tetro e à poesia, nomeadamente, Lourdes e Cesário Costa, José Silva, Amílcar Mendes, Carlos Andrade, Maria Isabel Rosete, Nelson Ferraz, Ruben Marks, que nos falaram das suas diversas actividades.


— 24 Fevereiro 2012 – “Lembrando Zeca Afonso” – Auditório da Escola Príncipe da Beira, em Gueifães – colaboração de Maria Mamede, José Gomes (poesia); Carlos Andrade, João Teixeira e José Silva (parte musical).

— 19 Maio de 2012 – “Antes de Sermos Dia” – Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim – Apresentação do livro de Poesia de Sofia Barros- Colaboração de Maria Mamede, José Gomes (poesia).

Antes de terminar esta resenha, gostava de lembrar estes amigos que, ao longo destes anos, nos têm acompanhado musicalmente: Ivone e Bruno Pedro (Sons do Vento), Carlos Andrade, José Silva, João Teixeira, Jorge Rodrigues. Maria Teresa Alves Costa, Virgílio Oliveira, José M. Silva, Maria João Cameira, José António Gonçalves, Prof. Alexandre, Francisco e João Gusmão, Fernando Fernandes, Fernando Ribeiro e Pedro Sá e alunos e professores da Escola de Música da Filarmonia de Vermoim.


Lembramos, com saudade, Vítor Correia, Bernardino Encarnação, Alice Barreto, João Homet, Manuel Machado (Pantanero), Castro Reis, Rui Covas, Manuel Gens, Adérito Morais e Dionísio Leitão (Ognid), nossos companheiros de sempre, que já não estão fisicamente entre nós...


O Movimentum - Arte e Cultura acabou de fazer 19 anos de existência, sem alarido, sem popa e circunstância, sem discursos, sem festas... Continuamos o nosso caminho, na vossa companhia, rumo ao Futuro! E fizeram-se muitos amigos!... Se conseguimos fazer crescer a Poesia, entusiasmar mais camadas de poetas jovens e menos jovens, que nos têm acompanhado, isso é já outra história...


Mas dezanove anos é muito tempo!...


José Gomes
Dezembro 2012

Etiquetas: , , , , , , ,



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Noites de Poesia em Vermoim - 1 Dez 2012



Muito boa noite,

Aqui vos deixo com 0 convite para a Noites de Poesia em Vermoim do próximo sábado, dia 1 de Dezembro 2012.

Quero lembrar que o Movimentum – Arte e Cultura está de parabéns, pois fará 19 anitos no próximo dia 30 de Novembro.

Vamos todos aparecermos no dia 1 de Dezembro para, além da Noite de Poesia, cantarmos os parabéns a estes estoicos resistentes…
Um abraço,

José Gomes
Se lutares, podes perder.
Se não lutares, estás perdido!

Etiquetas: , , ,



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Timor... hoje e sempre!

Na passada sexta feira, 16 de Novembro, no Flor de Infesta e a propósito de uma amiga comum que tem Timor no coração, a Maria Antónia Ribeiro leu-me dois poemas sobre Timor, feitos em 1999 e que fazem parte do seu primeiro livro SENTIR.

Gostei dos poemas e resolvi partilhá-los convosco:



  A ALMA PORTUGUESA

Perante o terrível drama de TIMOR,
A Alma Portuguesa aflorou.
Todos deram as mãos, todos se uniram,
E a gigantesca massa se agitou.
Para o mar encapelado da desgraça,
Onde as ondas alterosas da barbárie
Tentaram afogar o sonho de ser livre,
Saímos em caravelas de esperança.
Tal como os Portugueses de quinhentos.
Já não à descoberta de outras terras.
Mas,sim, à redescoberta sem igual,
Da nossa memória colectiva,
Da Alma Portuguesa adormecida,
Nesta grande mobilização nacional

SETEMBRO de 1999
MARIA ANTÓNIA de CARVALHO MENDES RIBEIRO




TIMOR LIVRE

Valeu a pena todo o grande esforço.
O povo de TIMOR é livre finalmente.
Todos nós, os que saímos em protesto,
Somos livres também em nossa mente.
A nossa memória colectiva
Sentiu-se aliviada da dormência
De tantos anos passados em letargo
Do enorme peso da nossa consciência.
Vinte cinco longos anos se passaram,
Redimimo-nos um pouco desta vez.
Choramos e alegramo-nos com TIMOR,
Um povo humilde que reza em Português.

NOVEMBRO de 1999
MARIA ANTÓNIA de CARVALHO MENDES RIBEIRO



Obrigado, Maria Antónia, por estes poemas.

José Gomes

Etiquetas: , , ,



domingo, 4 de novembro de 2012

Noites de Poesia em Vermoim - a reportagem


No passado sábado, 3 de Novembro de 2012, o Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim esteve brm composto por mais de uma trintena de poetas e amigos que nos acompanharam nesta nossa habitual tertúlia mensal.

Mais uma vez a música e as canções estiveram ausentes por incapacidade dos nossos habituais músicos (felizmente esta onda de poesia está a alastrar-se para outras paragens levando com ela as vozes que nos têm acompanhado ao longo destes anos).

Depois das habituais saudações do José Gomes e das "justificações" das ausências nesta "Noite de Poesia em Vermoim", nomeadamente a da Irene Lamolinairie que, por doença, não pode estar presente mas que teve o cuidado de mandar um grande beijinho e um abraço para todos os poetas presentes nesta Noite.

Maria Mamede abriu Tertúlia de clamando o poema inserido no programa. Intervieram nesta Noite de pOesia Armindo Cardoso, Maria dos Prazeres, Pedro Cabral  Teresa Vaz, José Ribeiro, José Gomes, Carla Caldas, Leonel Olhero, Rosa Bastos, Angelino Santos Silva, Marília Teixeira, Ercília Freitas, Miguel Leitão, Maria Mamede, Cacilda Carolina (pela primeira vez) e Fernanda Garcias.

No âmbito da "Poesia na Net" José Gomes leu os poemas enviados por João Diogo,  do Brasil e de Silvino Figueiredo, o "Figas de S. Pierre de la Buraque".


Algumas sessões programadas para este mês:

10 Novembro 2012 - 21,30 horas
Junta de Freguesia de Vermoim
Exposição de Pintura
Laura Maria expõe "DISPERSOS"


16 Novembro 2012 - 21, 15 horas
MIRACLUBE (Junto à Cooperativa Árvore)
Sessão de Poesia


17 Novembro 2012 - 20,00 horas
Casa da Vinha - Recarei
Magusto seguido de Concerto


22 Novembro 2012 - 21,15 horas
Quinta da Bonjoia - Porto
Apresentação do livro da Dra. Maria Fátima Castro
"Camilo Castelo Branco por Terras Famalicenses"
Avaliação literária a cargo da Dra. Maria Adelina Vieira
Apresentação a cargo do Dr. Mota Cardoso



24 Novembro 2012 - 21,30 horas
Hotel Moliceiro - Aveiro
Apresentação do livro da Maria Mamede
"Por Amor às Palavras"
Apresentação a cargo do Grupo Poético de Aveiro


Próxima Noite de Poesia em Vermoim:

1 Dezembro 2012
Tema :   VELHICE


Gostei muito deste poema da Ercília Freitas:

Infância

Da minha infância...

Lembro, os sessões passados à lareira
Com histórias de princesas e bruxas más.
Lembro o pão com geleia de marmelo ao pequeno almoço
O cheiro a fruta madura
e a broa de milho quente
cozida no forno da avó

Lembro as manhãs frias de Inverno
A capa de lã encarnada com pompons
e os sapatos de verniz da marca Acastrine
cujo brilho ostentava orgulhosamente
na missa dominical

Da minha infância...

Lembro, os medos do escuro
quando a noite cerrava os dentes.
E as birras do meu irmão
ante o olhar complacente do meu pai,
e o ar reprovador da minha mãe.

Lembro, o rio das lavadeiras,
o cheiro da roupa a corar,
e o sabor doce das amoras pretas
comidas à sombra dos salgueiros

Da minha infância...

Lembro, a menina que corria descalça pela calçada
E acreditava que o mundo era habitado
por príncipes, princesas e fadas boas
Porque as bruxas más morriam todas,

Da minha infância...

Lembro os amuos nas pequenas viagens de comboio,
Quando me obrigavam a mentir sobre a minha idade,
Para não pagar o bilhete

Da minha infância...

Lembro, a pureza de cada palavra e cada gesto.
E lembro o desejo inocente de crescer,
O mesmo desejo inocente,
Que hoje me leva de volta à minha infância.

Ercília Freitas


Deixo-vos com a foto da parte interior do programa distribuído.
Espero por vós no dia 1 de Dezembro, no mesmo sítio e à mesma hora.

Um abraço,
José Gomes

A Infância alegre e descuidada... - foto de Sónia Coelho Gomes


Etiquetas: , , ,