Noites de Poesia em Vermoim - Os poemas de Fevereiro - 3
Colaborador semanal no jornal de Vila Pouca - "Mensagens Aguiarenses " - da recolha dessas crónicas tem dois livros pulicados sob o título "Divagando entre o passado e o presente" versando assuntos biográficos, étnicos, crítica social, ambiental, memórias, curiosidades, abrangentes de largo leque de temas/assuntos. Nelas a preocupação de descrever ambientes que vão desde a escola primária, liceu, universidade, vida militar... De carácter intimista denuncia a filosofia de vida do seu autor.
Mais recentemente foi um dos pilares principais do projecto "UM DIA PELA VIDA", mais uma arma contra o Cancro que ajudou a desenvolver juntamente com a Liga Portuguesa contra o Cancro, durante alguns meses, na cidade da Maia.
Deixo-vos com um dos poemas que o Jaime declamou no passado dia 5 de Fevereiro, na nossa habitual Noite de Poesia:
Carnaval
Caminhando sob o peso do fantasma Que nos atemoriza e faz doer O corpo à míngua quase pasma A alma submetida a tal sofrer… Chamam-lhe crise e admito Que no meio de tanta confusão Se ouça de revolta o grito Daquele que debalde pede pão… Faz tudo para enganar a fome E entrega-se à fuga, à solidão Procurando esquecer o que vai mal. Há muito já que pouco come Pois dinheiro é coisa que lhe falta… Porém Também para ele é Carnaval Procura enfileirar com malta E ignorar a dolorosa situação É preciso, por momentos, esquecer Da vida toda a dificuldade E lança-se eufórico na folia Aproveita desses dias a alegria Com dança, bem-estar,” felicidade”. São três os dias que lhe dão O direito ao esquecimento Ao prazer e ilusão De poder, para sempre, fruir o tempo… Acorda, enfim, na quarta-feira E só a cinza tem por sua companheira
Maia, 2 de Fevereiro de 2011 Tertúlia de Vermoim Jaime Gonçalves
Espero que tenham gostado. Até para a semana!...
